Cartas de Einstein sobre Deus, Macarthismo e Israel serão leiloadas
19/06/2017 - 16h59 em Notícias

Cinco cartas escritas por Albert Einstein ao físico quântico David Bohm, abrangendo temas como Deus, Marcathismo e Israel, deverão render cerca de US$ 20.000 quando forem vendidos em leilão, nesta semana. A casa especializada, em Jerusalém, realizará o leilão ao vivo com participação on-line. 

Escritas entre 1951 e 1954, as cartas foram colocadas à venda pela viúva de Bohm, que morreu há um ano. Einstein assinou todas e estão muito preservadas. O lance inicial é de US$ 8.000. 

Em 1951, Bohm fugiu para o Brasil, após se recusar a testemunhar sobre a suposta ligação com Comitê de Atividades Não-Americanas do Partido Comunista. Ele trabalhava na USP. Ambos se conheceram em Princeton. 

Em uma das cartas Bohm dizia estar infeliz no Brasil e Einstein respondia que ele deveria aguentar até obter cidadania brasileira, antes de voltar. Bohm deixou o Brasil e foi para Israel, em 1955, onde lecionou no Technion Institute of Technology, por dois anos.

Conheceu sua esposa Sarah Woolfson e casou em 1956. Um ano depois, o casal mudou-se para o Reino Unido, onde Bohm foi professor na Universidade de Bristol, até sua morte em 1992.

"Israel é intelectualmente ativo e interessante, mas tem possibilidades muito estreitas", escreveu Einstein. "E ir para lá com a intenção de sair no primeiro problema seria lamentável".

Sarah Bohm morreu em Jerusalém, onde morava, em abril de 2016.

Fonte: ruajudaica.com

COMENTÁRIOS