Volume
Redes
Sociais
Eslováquia transferirá embaixada para Jerusalém
04/07/2018 - 15h50 em Notícias

Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu se encontrando com o Presidente da Slovakia, Andrej Kiska, foto: Haim Zach, Israel GPO

Mais um país está fazendo história ao mudar sua embaixada para Jerusalém, a Capital de Israel. "A Eslováquia decidiu transferir a embaixada para Jerusalém", o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) eslovaco Andrej Danko fez esta promessa para Reuven Rivlin, o presidente de Israel.

A reunião contou com a presença Senado checo e embaixadores israelenses de ambos os países.


A visita de Danko no país e marcando 100 anos desde o estabelecimento de seus países em visita conjunta incomum, desde que em 1993 a República Checa e Eslováquia - Tchecoslováquia, foram separadas.Danko já surpreendeu ontem, quando, durante uma reunião com Líder do Parlamento, Yuli Edelstein, anunciou que a Eslováquia vai abrir um centro cultural em Jerusalém. De acordo com fontes envolvidas no processo, o anúncio foi feito em coordenação com o Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças da Eslováquia, e indica uma abordagem na reviravolta da Eslováquia, que até então estava alinhada com a posição da Comunidade Européia, que nega veementemente consulados europeus em Jerusalém.

Eles têm uma série de reuniões conjuntas com os chefes de Estado e ontem participaram de uma cerimônia especial no Knesset.

Edelstein disse após o anúncio do Eslovaca que "Esta é uma grande conquista na política externa para Israel, e uma agradável surpresa para todos nós".

"Agradeço-lhes pelos os grandes esforços feitos com o governo e estou confiante de que outras delegações também entenderão e aceitarão que Jerusalém é a capital eterna de Israel".

A República Tcheca já anunciou a abertura de um centro cultural em Jerusalém e a intenção de construir a embaixada. No entanto, a República Checa reconhecem somente Jerusalém Ocidental como capital de Israel e não toda a cidade, como os Estados Unidos, Guatemala e Paraguai.

 

Eslováquia não tinha representação em Jerusalém, e estima-se que Centro Cultural será inaugurado pelo primeiro-ministro eslovaco, em novembro próximo.

Fonte: https://www.cafetorah.com/eslovaquia-transferira-embaixada-para-jerusalem/

 

COMENTÁRIOS